A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas se preparam para fazer neste mês de dezembro o primeiro dos voos de teste do sistema de datalink Link-BR2, que irá permitir o compartilhamento de dados em tempo real entre aeronaves e as estações de controle de Comando e Controle. O primeiro voo irá acontecer com um caça F-5M equipado com o sistema.
+Embraer sofre ataque cibernético e investiga ação e impactos
+Covid-19: Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China
+Airbus A320 sofre ataque de abelhas em aeroporto da Índia
A comunicação pela qual o sistema é desenvolvido será realizada por meio de protocolo criptografado, permitindo o compartilhamento de informações de radares, troca de mensagens, vídeos e outras aplicações operacionais.
O Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e piloto de ensaio da FAB neste projeto, o tenente-coronel aviador Leandro Vinicius Coelho, é quem participa das atividades preparatórias para a Campanha de Ensaio em Voo.
“O Link-BR2 vai possibilitar um ganho operacional para a Força Aérea, na medida em que as aeronaves que tiverem múltiplos sensores embarcados, como é o caso do F-39 Gripen, poderão compartilhar todas as informações que forem coletadas e geradas no campo de batalha, sendo compartilhadas com os demais participantes da rede, maximizando a consciência situacional dos pilotos”, disse o Oficial.
A previsão entre Força Aérea e a empresa é que o projeto seja finalizado em 2021. O mesmo sistema será aplicado no novo caça da FAB, o F-39E Gripen e nas demais aeronaves operacionais.